NOSTALGIA
Descida do Rio Zêzere - 2007

 
 

Na madrugada do dia 20 de Maio de 2007, debaixo de uma enorme tempestade, mais de 40 destemidos marinheiros de água doce, empreenderam juntos uma das maiores aventuras das suas vidas.

Já em Constância, a impaciência e os nervos acabariam por se apoderar dos heróis, que só encontraram o antídoto para estas perigosas fraquezas, ingerindo repetidas vezes o milagroso "Superfresco"(1).

Eram quase 10:30 quando, equipados e a rigor, homens, mulher e crianças se fazem corajosamente às, profundas e perigosas águas do Rio Zêzere.

As margens deste foram incapazes de conter o aumento da corrente provocado pelas enormes vagas de adrenalina que os aventureiros deixavam jorrar por todos os seus poros.

Os efeitos da inundação rápidamente se estenderam por todo o vale vitimando até os que na margem não conseguiam acreditar no que viam.

O natural nervosismo colectivo acabaria por levar alguns dos bravos marinheiros a perder a cabeça convertendo o calmo cenário do Rio Zêzere numa gigantesca batalha naval.

Apesar de exaustos, ninguém abrandou. Fora precisas apenas 2h30 para que Constância deixasse de ser uma miragem.

Ainda não conseguimos confirmar mas estamos em crer que esta terá sido a mais rápida descida do Rio Zêzere de todos os tempos.

Escrevo estas palavras para deixar o meu previligiado testemunho de ter assistido ao mais duro esforço que algum dia um ser humano havia sido submetido.

A recuperação destes homens, para a outra dura prova que os aguardava às 19h15(2), só foi possível graças ao Vitor, a quem agradecemos a forma como nos soube receber no seu Restaurante Zé do Forno.

Na primeira edição desta aventura/convívio em Junho de 2006, a maioria dos mais de 60 participantes, haviam prometido voltar. Nem todos o fizeram mas os que marcaram presença conseguiram viver mais um daqueles dias que gostamos de recordar.

O agradecimento final vai direitinho para a Ana Costa que voltou a desempenhar o ingrato e dificíl papel de garantir todas as condições para que nada falhasse.

 

 

José António Costa
2007-05-24

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(1) - Superfresco, é o nome pelo qual se tornou famosa a mistura, de vinho branco com gasosa, secretamente preparada pelo café Nofre.
 
(2) - Se este artigo for lido algum tempo mais tarde de ter sido publicado, poucos se irão lembrar que às 19:15 de domingo dia 20 de Maio de 2007, começaram em simultâneo Sporting-Belenenses, Benfica-Académica e FC Porto-D. das Aves. Os ditos 3 grandes entravam para estes jogos da última jornada da Super Liga, pela primeira vez na história dos campeonatos nacionais, todos com hipoteses de se sagrarem Campeão Nacional. Os Portista foram mais felizes e nunca irão esquecer que foram campeões num dia tão importante - o dia em que a malta de Assentis desceu o Zêzere.