Raízes & Rebentos
A Árvore Genealógica de Assentis
 
O que é?
O Raízes e Rebentos é mais uma iniciativa do assentis.org e como quase todas as outras têm, entre outros, o objectivo de nos pôr a todos a participar activamente neste ponto de encontro das pessoa a quem Assentis diz alguma coisa.
Pretendemos criar, com a participação de todos,a árvore genealógica das nossas gentes.
 
Como está organizada a informação e como é que ela é disponibilizada?
A informação está organizada de uma forma muito simples e por esta ordem de dependência:
Pessoas: Registo individual de cada pessoa registada na árvore.
Uniões: Relação entre duas pessoas a qual tenha dado, ou não, origem a filhos.
Filhos: Relação de pessoas com uma união.
 
A informação da página principal
A página principal permite listar e pesquisar as pessoas que estão registadas. Existem a possibilidade de ordenação da informação com clique nos cabeçalhos de cada coluna de informação
 
A ficha de uma pessoa
A ficha com o detalhe da informação disponivel de cada pessoa registada pode ser acedida a partir do nome da pessoa em qualquer das listagens da página principal.
A partir da visualização de uma ficha podemos desencader várias operações:
- Entrar em modo de edição dessa ficha para: apagar a ficha, modificar a ficha, criar uma união, alterar uma união, apagar uma união, criar um filho, apagar um filho e activar / desactivar o cadeado dos dados.
- Chamar a ficha de uma familiar mais chegado a partir do seu nome que consta na ficha (pai, mãe, esposo(a), filhos)
- Chamar a árvore de laços falimiares da pessoa. A listagem de familiares que vai obter também permite a
 
 
Relação entre elementos de informação
A informação encontram-se organizada com uma dependência entre ela que limita a ordem de introdução de dados
O registo de um filho necessita que primeiro se tenha registado uma união da qual ele vai depender.
O registo de uma união necessita que primeiro se tenham registado as pessoas que a constituem.
 
Manipulação de informação (Introdução e modificação de dados)
A introdução de dados na árvore deve ser feita da seguinte forma:
1º. Criar todas as pessoas que queremos relacionar na árvore.
Exemplo: Começar por criar uma pessoa (Carlos), criar de seguida o seu pai (Sr Augusto) e por fim a sua mãe (D. Maria).
2º. Criar uma união entre duas pessoas a partir da edição dos dados de uma das pessoas que irão compor essa união.
Exemplo: Selecionar o Sr. Augusto criado no passo anterior, entrar em modo de edição , e clicar na opção de adição de união e selecionar a D. Maria.
3º. Adicionar fihos a uma união a partir da edição de uma pessoa da união.
Exemplo: Já com a união criada no passo anterior, voltar à edição do Sr Augusto e por baixo da união Augusto & Maria, clicar em e escolher o Carlos.
 
Em resumo...
A criação do registo de uma pessoa pode ser acedida directamente da página principal (para aceder à página principal, clicar no icon do canto superior esquerdo) a partir da opção "Criar Pessoa"
A modificação / remoção do registo de uma pessoa faz-se a partir da janela de visualização dos detalhe da mesma. Nessa janela, clique no icon , que se encontra no canto superior direito, para entrar em modo de edição ou no icon , que se encontra no canto superior esquerdo, para apagar o resgisto da pessoa.
A criação / alteração / remoção de uniões de pessoas, faz-se a partir janela de edição de pessoa cujo acesso foi descrito em cima. Para criar uma nova união da pessoa em edição, clique em , à direita do simbolo de uniões. Para alterar as características de uma união cliquem em à direita da união que pretende alterar. Para apagar o registo de uma união, clique em à esquerda da união que pretende remover.
A criação / remoção de filhos de uma união, faz-se a partir janela de edição de pessoa cujo acesso foi descrito em cima. Para criar um filho de uma união da pessoa em edição, clique em , à direita do simbolo de filhos dessa união. Para apagar o registo de um filho de uma união, clique em à esquerda do filho que pretende remover.
 
Não esquecer...
Os dados que introduzir de uma pessoa pode ser protegido com uma chave (cadeado). Lembre-se de poderá pretender que outros familiares prolonguem a sua árvore pelo que poderá escolher a mesma chave para toda a família ou deixar pontualmente a ficha de um familiar sem cadeado e voltar a activá-lo logo que possível. Sempre que possível, não deixe os seus dados sem cadeado.
O que ainda pretendemos implementar
A impaciência em relação à colocação da rúbrica no site levou-nos a tomar a opção de deixar para mais tarde a implementação de um conjunto vasto de ideias para o Raízes e Rebentos. Temos consciência da vulnerabilidade dos dados ao inevitável vandalismos que costuma a aparecer nestas alturas, pelo que essa será uma das nossas prioridades.
Implementação de mecanismos de segurança de dados com introdução de titular da informação (user/password) e possibilidade de cadear a informação registada.
Implementação de estatísticas
Implementação de listagem de laços familiares (completar)
Implementação de filhos adoptivos
Implementação de páginas pessoais (Curriculum Vitae, gostos pessoais, fotos pessoais, etc)
Implementação de oferta/procura de emprego
 
© www.assentis.org