APONTAMENTOS DE ASSENTIS
 
Assentis - Apontamentos

Telmo Sentieiro percorre 22 países de mota com a bandeira do CRIT

Mediterranean Tour pela Europa, África e Ásia

Com um investimento de cinco mil euros, este militar e engenheiro civil de 30 anos, vai procurar visitar os locais que não constam nos roteiros turísticos, conviver com as comunidades locais e, sobretudo, divulgar a missão do CRIT, numa acção de solidariedade sem precedentes a nível concelhio. Telmo Sentieiro, motard do Outeiro Grande, freguesia de Assentis, vai transportar a bandeira do CRIT durante uma viagem de 20 mil quilómetros por 22 países da Europa, Africa e Ásia, durante 65 dias.

Telmo Sentieiro, motard do Outeiro Grande, freguesia de Assentis, vai transportar a bandeira do CRIT durante uma viagem de 20 mil quilómetros por 22 países da Europa, Africa e Ásia, durante 65 dias.

O motociclista apresentou o projecto à comunicação social no dia 3 deste mês, nas instalações do CRIT, onde os utentes lhe desejaram boa viajem e José Gasalho, membro da direcção, ofereceu a mascote Nika e a bandeira da instituição que irá transportar.

“Pretendo conhecer a cultura dos países e desenvolver uma campanha de solidariedade. Mas apercebi-me que não podia oferecer algo material e resolvi oferecer visibilidade, ou seja mostrar a instituição CRIT, o seu trabalho e a sua missão por onde irei passar. É muito gratificante para mim e estas pessoas dão-me força para ultrapassar as dificuldades que possam surgir. Só o facto de os jornalistas aqui estarem, já vai divulgar a imagem do CRIT”, adianta.

Insegurança no médio Oriente não preocupa

Já com missões no Kosovo e Afeganistão, o militar está habituado a enfrentar dificuldades. Mesmo assim, tem-se preparado para esta dura viagem que começou a ser pensada em Novembro passado: “Tenho feito alguns quilómetros, mas ainda falta o treino de mecânica para resolver alguns problemas menores que possam surgir”. Quanto à segurança, principalmente nos países do médio oriente e África, Telmo Sentieiro está tranquilo: “É mais seguro do que se pensa, pelo menos a avaliar por aquilo que tenho lido”.

Apaixonado por veículos de duas rodas, só há pouco tempo adquiriu mota, por influência de amigos. E a primeira grande viagem e, o Mediterranean Tour, vai servir para testar as reais capacidades do motard e da sua BMW F 800 GS: “Comprei a mota propositadamente para este projecto. É muito versátil, permitindo-me circular por caminhos fora dos roteiros normais, como alguns estradões, mas sem correr riscos porque não terei carro de apoio”.

Telmo Sentieiro vai ter a companhia de dois amigos que o vão acompanhar em parte da viagem. Depois, na Bulgária e Itália, os caminhos separam-se e o militar do Outeiro Grande fará o resto do percurso sozinho.

A partida aconteceu na sexta-feira, dia 12 e teve a companhia do Motoclube Mós Rolantes. Nuno Matos e José A. Costa acompanharam o motard desde o Outeiro Grande até à APPC-Leiria (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), onde Telmo Sentieiro deu a conhecer o seu projecto a esta instituição, cujo logótipo também o acompanha bem visível na moto.

Depois, passou pelo TorresForum, um dos patrocinadores e seguiu para Madrid na companhia de um outro motard que o acompanha em parte da viagem. O regresso, após 65 dias a rolar e com muitas histórias na bagagem, está marcado para 16 de Agosto.

 

Europa, Africa e Ásia

O Mediterranean Tour irá percorrer 22 países. O percurso: Portugal, Espanha, França, Tunísia, Líbia, Egipto, Jordânia, Israel, Síria, Líbano, Turquia, Bulgária, Servia, Montenegro, Bósnia, Croácia, Hungria, Áustria, Eslováquia, Republica Checa, Eslovénia e Itália França, Espanha e Portugal. Como Marrocos tem as fronteiras fechadas com a Argélia, estes dois países ficam de fora da viagem de Telmo Sentieiro.

 

Alojamento

Telmo Sentieiro vai pernoitar em parques de campismo ou em casas de habitantes locais contactados através do couchsurfing.

 

Sobrevivência

Tenda, saco cama, fogareiro, trem de cozinha e talheres, lanterna frontal, kit de primeiros socorros, alimentação (autonomia permanente de 3 dias em isolamento).

 
 

Equipamento

Mota BMW F800 GS, malas laterais, botas enduro, calças de protecção, casaco Gore-tex com protecções, colete de protecção, luvas, protecção do motor, protecção de radiador, deflector grande, bolsa de depósito, GPS, capacete, dois depósitos de gasolina extra, kit de ferramentas, kit de reparação de furos, peças sobresselentes moto, óleo.

 

Apoios

Motomil, Touratech, Espaçosonoros e RHC Motos.

 

A aventura na internet

Para saber mais visite o site em:

http://mediterraneantour.org/

e acompanhe a aventura no blog:

http://telmosentieiro.blogspot.com

 
 
Nuno Matos / jornal "o riachense" 2006-06-15
Fotos José António Costa
 
Voltar à lista de apontamentos