APONTAMENTOS DE ASSENTIS
 
Assentis - Apontamentos


PDM concluído em 2008

   A terceira reunião sobre a revisão do PDM (Plano Director Municipal) realizada na freguesia de Assentis no dia 20 de Novembro, contou com a participação massiva da população de várias aldeias. A sala de reuniões da Junta foi pequena para se ouvir a proposta da Câmara sobre o assunto. E, de uma maneira geral, todos os munícipes ficaram agradados com o novo PDM, se bem que existiram algumas excepções, nomeadamente em Assentis.

   O vereador Lobo Antunes, responsável pelo pelouro do Urbanismo, começou por dizer que o PDM deverá estar concluído no final de 2008. “Foi importante ouvir os anseios e preocupações das pessoas. Esta proposta ainda não é definitiva porque terá que ser aprovada pela administração central, Câmara e Assembleia Municipal. Mas, é a nossa proposta, acreditamos nela, mas está sujeita a ajustes”, asseverou.

   Depois, explicou que algumas reclamações foram aceites, sobretudo nas áreas de ligação entre áreas urbanas. Mas outras foram recusadas, nomeadamente no que diz respeito a terrenos que estão inseridos na Reserva Agrícola Nacional (RAN), Reserva Ecológica Nacional (REN) ou em zonas hídricas.

   Em Assentis, a área urbana cresceu e a nota mais importante vai para a inclusão da estrada do Forno, onde se poderá construir numa faixa de 30 metros de cada lado da via entre o Lagareiro e o cruzamento para Fungalvaz, onde acaba o perímetro urbano. Também se poderá construir em direcção às Moreiras Grandes, Moreiras Pequenas e Casais de Igreja (em direcção à igreja), assim como em todo o núcleo urbano central da aldeia. De fora, para surpresa de alguns, ficou a estrada do Lagedo (entre o Lagareiro e a estrada Nacional) cujos terrenos serão inseridos na REN.

   Um dos membros da assistência questionou quais os critérios para esta alteração na REN, mas a resposta por parte de Lobo Antunes foi um pouco evasiva: “A REN sempre existiu e que agora existem meios de diagnóstico que permitem dizer que um determinado terreno deve ser incluído nessa classificação”.

   Para tirar todas as dúvidas sobre o novo PDM, pode consultar a proposta disponível na Câmara Municipal.

 
Nuno Matos
2007-11-23
 
Voltar à lista de apontamentos